Blog

28.08.2019 | Notícias

Conectividade e treinamento de motoristas garantem viagens mais seguras

premium_transportes_site

 

Garantir uma viagem tranquila, segura e confortável para seus clientes e, ao mesmo tempo, ter eficiência nos custos operacionais é um desafio para as empresas de transporte rodoviário de passageiros.

Diante desse cenário, as tecnologias de conectividade e telemetria presentes nos veículos de transporte de carga e passageiros têm ajudado as empresas do setor a garantir alta qualidade de transporte com custos operacionais mais enxutos. Elas oferecem aos empresários dados que permitem identificar pontos de melhoria na operação por veículo e por motorista, e implementar melhorias que aumentam a eficiência do transporte, tanto em segurança e conforto quanto em redução de custos.

A Premium Turismo, empresa de fretamento de ônibus rodoviários do Rio Grande do Sul, viu seu custo de operação reduzir 8,3% desde que adotou o sistema de gerenciamento de frotas da Volvo, há quatro anos. A principal economia veio do consumo de combustível, um dos itens que mais pesam na planilha dos operadores de transporte.

Outro ganho foi para a imagem da empresa. Os elogios dos passageiros aos motoristas pela viagem tranquila e segura tornaram-se frequentes.

“Nosso conceito de operação mudou. A ferramenta de gerenciamento de frotas nos permitiu criar padrões de viagem, identificar falhas e atuar nos pontos que necessitavam de melhoria para uma operação mais eficiente e segura, como redução de freadas bruscas e manutenção dos limites de velocidade”, afirma Luiz Fernando Martins, diretor da Premium Turismo.

O executivo ressalta, no entanto, que a utilização do sistema de gerenciamento de frotas só é eficaz quando acompanhado de treinamento adequado para os motoristas. “O treinamento dos motoristas com foco nas melhorias necessárias apontadas pelo sistema é indispensável para se atingir resultados positivos”, destaca.

O sistema de gerenciamento de frotas monitora, em tempo real, itens como velocidade, tempo de marcha lenta, ativações do freio, freadas bruscas por veículo e por motorista.

“Hoje, a conectividade permite aos operadores de transporte uma gestão baseada em dados. Ou seja, é possível saber exatamente quais os pontos que precisam ser melhorados para garantir mais eficiência à operação. Uma gestão mais eficiente garante a qualidade do serviço prestado e tornam as empresas mais competitivas”, argumenta Vinicius Gaensly, gerente de serviços conectados da Volvo Buses.

As informações geradas pelos serviços conectados permitem a customização do treinamento dos motoristas, atuando diretamente no estilo de condução e nas necessidades de aprendizado de cada um deles. “Automaticamente, o treinamento impacta em mais segurança e eficiência operacional”, explica Gaensly.

Tecnologias de Segurança

A frota de veículos da Premium Turismo também é equipada com avançadas tecnologias de segurança ativa, como o EBS, sistema eletrônico de frenagem; o Controle Eletrônico Estabilidade, que minimiza o risco de tombamento em curvas; sensor de mudança de faixa de rodagem, que emite sinais de alerta caso o motorista saia da faixa em virtude de falta de atenção ou descuido; e o piloto automático que auxilia o motorista a manter uma distância segura do veículo à frente; e o freio automático de emergência, acionado em caso do motorista não freie o veículo a tempo de evitar uma batida.

“Nós prezamos muito pela qualidade do serviço que oferecemos aos nossos clientes, e segurança é essencial para garantir a qualidade do transporte de passageiros”, afirma Martins.

A Voz do Motorista

“O treinamento é fundamental para o nosso dia a dia, pois facilita na condução do veículo. A cada treinamento aprendemos coisas novas e importantes. A telemetria acaba sendo uma ‘avaliação’ do nosso trabalho, nos mostrando o que temos a melhorar e o que estamos fazendo corretamente. Quanto mais aprendemos, melhor conduzimos a viagem e mais segurança transmitimos aos passageiros. Sempre respeitando o limite de velocidade, revisando o ônibus a cada saída e fazendo o uso dos equipamentos de segurança”. Eduardo Mattos dos Santos, motorista da Premium Turismo.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO