BLOG

19.07.2018 | Notícias

Programa Volvo de Segurança no Trânsito doa cabine de caminhão para Corpo de Bombeiros de Curitiba

A cabine de caminhão Volvo será utilizada para o treinamento dos profissionais do Corpo de Bombeiros que atuam em resgate e salvamento decorrentes de acidentes de trânsito na capital paranaense e região Centro-Sul de Curitiba e tem o objetivo de orientá-los sobre os pontos estruturais da célula de sobrevivência para preservar vidas.

 A entrega oficial da cabine de caminhão Volvo para o Corpo de Bombeiros da capital paranaense aconteceu na última sexta-feira (13), em Curitiba (PR), durante o 3° Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma – evento anual que reúne equipes de salvamento de todo o Brasil, organizado pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento – ABRES.

A cabine de caminhão Volvo doada ao Corpo de Bombeiros de Curitiba (PR) será utilizada para instruções de regate e salvamento de vítimas de acidente durante as capacitações desses profissionais. O objetivo é que a cabine seja um equipamento que colabore na ampliação do conhecimento sobre a localização dos pontos estruturais da célula de sobrevivência da cabine, visando à preservação da vida.

Trata-se de um equipamento durável que poderá ser transportado sempre que necessário para atender às diversas demandas de treinamentos da corporação.

“O Grupo Volvo orgulha-se em apoiar instituições que prezam pela segurança e entende que a doação da cabine ao Corpo de Bombeiros da Capital vai de encontro à ampla atuação da corporação na preservação da vida no trânsito”, comenta Alexandre Parker,  diretor de Assuntos Governamentais do Grupo Volvo América Latina.

Célula de sobrevivência

Os pontos identificados em amarelo na cabine são os componentes da célula de sobrevivência da cabine e que devem ser preservados, na medida do possível, durante um evento de resgate.

“Os elementos destacados em amarelo são as peças de maior resistência estrutural da cabine, esta estrutura também chamada de ‘célula de sobrevivência’ é desenvolvida para proteger os ocupantes da cabine em acidentes. É muito importante para os bombeiros/ resgatistas conhecerem esta estrutura, pois esta informação pode auxiliá-los a definir a melhor estratégia de resgate.”, explica Márcio Buhring, gerente de desenvolvimento de Cabines Volvo América Latina.

Programa Volvo de Segurança no Trânsito

A doação da cabine de caminhão Volvo ao Corpo de Bombeiros da capital paranaense se encaixa dentro da visão do Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST) que há 30 anos atua com iniciativas que visam um trânsito mais seguro. A ação é resultado do entendimento de que a preparação dos agentes que atuam na preservação da vida é parte fundamental para um trânsito mais seguro, com menor número de vítimas de acidentes.

“Contribuir com o treinamento dos bombeiros com um equipamento que visualmente identifica e reforça a célula de sobrevivência pode resultar em números positivos para o trânsito. As possibilidades de resgate de vidas, em ocasiões de acidentes, aumentam quando há o preparo daqueles que atuam no salvamento”, diz Anaelse Oliveira, coordenadora do Programa Volvo de Segurança no Trânsito.

 
16.05.2018 | Notícias

Jaloto é a primeira transportadora brasileira a conquistar certificação em segurança viária

O Brasil já tem uma transportadora certificada pela ISO 39001, a norma internacional que regulamenta a gestão da segurança de tráfego viário. É a Jaloto Transportes, sediada em Maringá, Noroeste paranaense, que atua na logística de produtos químicos e de alimentos a granel. “É um selo que coloca a Jaloto no nível de excelência de segurança viária. É um reconhecimento que nos dá um orgulho especial, porque quase 100% dos caminhões da frota da empresa são da Volvo”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. 

Ele lembra que os valores da Jaloto são muito semelhantes aos da Volvo. A Segurança, um dos três pilares fundamentais da Volvo, ao lado da Qualidade e do Respeito ao Meio Ambiente, já era uma preocupação da transportadora. “A vida é um valor primordial e está sempre em primeiro lugar”, diz Joel Jaloto, fundador e presidente da empresa, ao destacar que a transportadora já tinha uma cultura nesta área.

O gatilho em busca da excelência na segurança viária partiu de um seminário com transportadores realizado pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST) em 2016 na Associação Comercial de Maringá. “Já conhecíamos informalmente a norma, utilizávamos veículos Volvo com alta tecnologia de segurança embarcada, tínhamos indicadores e monitorávamos o sistema viário. O evento oficializou um valor já existente e despertou a importância de deflagrarmos ações organizadas em busca do aumento da segurança viária e da certificação”, explica Júlio Gonçales, gerente de conformidade e gestão da Jaloto. A empresa já detinha a certificação SASSMAQ, o Sistema de Avaliação de Segurança, Meio Ambiente e Qualidade.

Redução de acidentes

O esforço envolveu a alta direção e funcionários de todos os escalões. E deu certo: com a conscientização e as ações educativas e comportamentais, a Jaloto fez despencar em 80% o número de acidentes e reduziu em 83% o volume de multas na frota, porque diminuiu drasticamente o excesso de velocidade dos caminhões. O último levantamento mostrou que mais de 90% da frota de cerca de 300 caminhões está adequada aos limites de velocidade.

Gonçales lembra que o grande vetor para a busca pela certificação foi o “Pico Zero – A Vida dentro do Limite”, programa para diminuir os picos de velocidade de 80 quilômetros por hora que já estava em curso dentro da empresa, mas que foi fortalecido e reforçado logo no dia seguinte ao seminário.

As ações trouxeram outros benefícios: atualmente a Jaloto também está conseguindo controlar integralmente a jornada de trabalho dos motoristas na carga horária prevista pela legislação que regulamenta o descanso. “Hoje, 100% dos motoristas cumprem religiosamente a jornada e as horas de descanso”, declara. Além disso, não houve nenhum tombamento de veículo que tenha afetado o meio ambiente.

“A Jaloto teve três destaques na ISO 39001: fez um planejamento estratégico para a segurança viária envolvendo lideranças e funcionários, estabeleceu objetivos, metas e definiu ações e vem monitorando constantemente os resultados para a melhoria contínua”, afirma Jonas Alves Pereira, da i9 Gestão, consultoria especializada na implementação da certificação de sistemas de gestão, que ajudou a Jaloto a conquistar mais rapidamente a 39001. A certificação foi feita pelo Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná).

Volvo na vanguarda

“Nossa meta é atingir Zero Acidentes”, observa Gonçales, admitindo que é um objetivo ambicioso, mas possível. Esta é também a visão do Grupo Volvo, cujo ideal é ter um futuro com zero acidentes envolvendo veículos da marca. “Mesmo oferecendo os veículos mais seguros do mercado, sabemos que, isoladamente, não se pode evitar todos os acidentes. Precisamos do envolvimento dos transportadores e de entidades do setor de transportes, pois todos serão beneficiados com o aumento da segurança e a redução de prejuízos humanos e financeiros decorrentes dos acidentes”, explica André Ribeiro, diretor do Grupo Rivesa, concessionário Volvo no Paraná e no Mato Grosso do Sul.

Publicada em 2012 pela ISO Internacional, a 39001 ganhou uma versão brasileira da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em 2015 – a ABNT NBR ISO 39001, conquistada pela Jaloto. A tradução teve o apoio do PVST, o primeiro a disseminar a norma no País com a realização de nove seminários em várias regiões, envolvendo mais de 1 mil lideranças do setor do transporte comercial. Em 2014, ainda lançou o Manual de Implantação de um Sistema de Gestão de Segurança Viária e, em 2017, o simulador da ISO 39001, para facilitar a identificação pelas empresas do estágio em que estão com relação aos requisitos da norma.

Para acessar:

- Manual: https://pvst.com.br/manual-implementacao/index.html
- Simulador: https://simulador-iso39001.pvst.com.br/

 
08.05.2018 | Notícias

Você sabe quais são os trechos com maior número de acidentes nas rodovias federais?

Sabe quais são as causas mais comuns de acidentes nas estradas? Para prevenir é preciso conhecer! O Atlas da Acidentalidade reúne o mais completo conjunto de informações sobre acidentes com caminhões e ônibus nas rodovias federais brasileira. Realize o monitoramento de rotas, aprimorando, assim, o gerenciamento de riscos nos trajetos percorridos por sua frota.
#MaioAmarelo #NósSomosOTrânsito #ZeroAcidentesVolvo

32087390_1964313590310180_4796535157374844928_n

 
07.05.2018 | Notícias

Programa Motorista do Ano 2017

Hoje ocorreu em São Paulo a premiação do “Programa Motorista do Ano 2017” realizado pela SPTrans. Na ocasião, os 32 melhores motoristas das empresas de ônibus urbano que operam na cidade receberam o certificado de reconhecimento e alguns prêmios, entre eles a “Experiência de Segurança à Volvo” que consiste em uma visita à fábrica da Volvo e ao Memorial da Segurança no Transporte em Curitiba.

31960223_1963035957104610_2612787455522242560_n

 

 
04.05.2018 | Notícias

Meia Maratona de Curitiba

Como uma das ações do Maio Amarelo, com o objetivo de engajar cada vez mais pessoas para a conscientização do tema segurança, o Programa Volvo de Segurança no Trânsito estará no próximo domingo (06), na Meia Maratona de Curitiba. Todos os atletas receberam o laço amarelo, para participarem da prova e o PVST terá um espaço dedicado ao tema aberto ao público para um registro fotográfico. Junte-se a nós nessa causa, afinal, o trânsito é feito de gente e gente merece respeito! #MaioAmarelo#ZeroAcidentesVolvo

31899359_1959147107493495_6451517903429697536_n (1)