Blog

10.05.2017 | Notícias

Na velocidade segura

Peter Kronberg – Diretor de Segurança do Grupo Volvo

A semana de 8 a14 de maio está sendo marcada como a 4ª Semana Global de Segurança Viária da ONU (Organização das Nações Unidas), e este ano o tema em foco é a velocidade. Para o Grupo Volvo, gerenciar a velocidade é apenas um dos aspectos básicos da segurança no trânsito, uma vez que esta envolve mais do que simplesmente respeitar os limites de velocidade.

18301402_10154404044161496_3259577090567181744_n (1)

Como parte de suas metas em desenvolvimento sustentável, aONUvisa reduzir pela metade o número de mortes e lesões em acidentes de trânsito em todo mundo até 2020. A velocidade foi identificada como um dos maiores fatores de risco, e, sendo assim, é o principal tema da 4ª Semana Global de Segurança Viária deste ano.

Apesar de ser difícil quantificar plenamente a influência da velocidade no risco de acidentes, está claro que gerenciar a velocidade funciona e que as leis da física determinam que a velocidade será sempre um fator vital na maioria das colisões. A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que, em nível global, a velocidade é o fator responsável por cerca de um terço de todos os acidentes de trânsito com fatalidades nos países desenvolvidos e em até a metade, nos países em desenvolvimento.

A velocidade segura começa com a ‘velocidade apropriada’
Em se tratando de caminhões e ônibus, o excesso de velocidade (estar acima do limite de velocidade) talvez seja um risco menor do que para veículos de passageiros. Em parte, isso se deve ao fato que em muitos países a legislação exige que veículos transportando cargas pesadas ou passageiros sejam equipados com limitadores de velocidade, o que faz sentido, já que a velocidade alta afeta tanto a segurança quanto a economia de combustível. Permanecer dentro dos limites estabelecidos significa dirigir dentro da faixa de desempenho ideal do veículo, melhorando sua eficiência em combustível e reduzindo a emissão de CO2, um gás de efeito estufa.

Porém, a velocidade é um dos aspectos básicos da segurança no trânsito, junto com cintos de segurança, álcool e faltadeatenção. Veículos pesados são, por definição, pesados, o que em combinação com velocidade pode gerar forças muito potentes. À medida que a velocidade aumenta, a energia cinética aumenta exponencialmente, portanto administrar a velocidade é um fator importante na prevenção e mitigação de impacto de acidentes de trânsito. E acidentes envolvendo veículos pesados podem ser graves mesmo a baixas velocidades, independente do limite de velocidade estabelecido.

Por este motivo, acredito ser mais importante focar na ‘velocidade apropriada’ ao invés do excesso. Em sua essência, isto significa dirigir na velocidade certa para cada situação. É importante não somente estar dentro do limite de velocidade, mas também adaptar sua velocidade de acordo com as circunstâncias, tais como as condições de tráfego, a qualidade das estradas, o clima, e, para veículos de carga, o tipo e o tamanho da carga. A velocidade apropriada também é especialmente importante para ônibus por motivos óbvios.

Como o Grupo Volvo trabalha com a velocidade

Nós abordamos a questão de velocidade de várias maneiras diferentes. Uma delas é nos certificarmos que nossos veículos ofereçam alto desempenho em estabilidade e frenagem, especialmente quando carregados. Com a manutenção apropriada da combinação caminhão e reboque, ou ônibus se for o caso, o desempenho em frenagem e estabilidade dos veículos modernos é excelente.

De acordo com as maisbásicas questões em segurança, a velocidade apropriada se resume em comportamento humano. Enquanto fornecedor de treinamentos para motoristas, a Volvo Trucks realiza milhares de horas de treinamento para motoristas a cada ano e a estrutura do principal do curso em segurança está focada na velocidade. Passar informação sobre diferentes fatores de risco presentes em ambientes urbanose ruraisé útil, sendo vital para levar os motoristas ao entendimento de como a dinâmica do veículo muda com a velocidade.

Nós oferecemos sistemas de suporte ao motorista avançados para auxiliar o motorista a permanecer vigilantee focadonascoisas certas. O sistema de piloto automático adaptativo, por exemplo, ajuda o motorista a manter a velocidade e distância de outros veículos apropriadas. Também fornecemos sistemas de segurança como o sistema de Aviso de Colisão com Frenagem de Emergência, projetado para reduzir, de forma rápida e segura, a velocidade em situações de emergência – como forma de evitar o impacto ou pelo menos mitigar os efeitos.

Porém, talvez a ferramenta de administração de velocidade mais interessante seja encontrada em nossos ônibus urbanos. Esta funcionalidade permite que o operador defina os limites adequados para as diferentes áreas em toda a cidade, sem a intervenção do motorista, de forma que a operação é realizada com maior segurança.

Resumindo, apesar do excesso de velocidade talvez não ser o principal fator que contribui para acidentes envolvendo veículos comerciais, a necessidade de contemplar e gerenciar a velocidade será sempre vital paraa segurança no trânsito.

Portanto, exatamente como fizemos em 2015 na 3ª Semana Global de Segurança Viári, quando o tema foiSalve Vidas de Crianças elançamos a campanha “Parar, Olhar,Acenar”para ajudar as crianças a aprender como se comportar no trânsito, ficamos felizes em demonstrar nosso suporte para a 4ªSemana Global de Segurança Viária realizada neste ano. Importante que todos desacelerem e utilizem sempre a velocidade segura em todas as ocasições do seu dia a dia.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO